Na CDL CG, Cadastro Positivo SPC Brasil já pode ser consultado

Um banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos consumidores. Esse é o Cadastro Positivo do SPC Brasil e que está disponível na CDL CG – Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande a partir desta quarta-feira (15/01).

 

O Cadastro Positivo, que só poderá ser acessado por empresas em que o consumidor solicitar crédito, visa subsidiar a análise dos clientes e diminuir a assimetria de informações referente ao crédito.

 

O presidente da CDL CG, Adelaido Vila, reforçou que o Cadastro Positivo é uma iniciativa que proporciona a individualização da análise de crédito. “É uma oportunidade que traz maior segurança ao empresário e que possibilita juros menores para o consumidor”.

 

Adelaido ressaltou que o acesso a esses dados só poderão ser solicitados por empresas nas quais o consumidor estiver pedindo  crédito. “As consultas podem ser realizadas a partir desta quarta-feira e será uma medida segura, tanto para o consumidor que busca crédito, quanto para o empresário que poderá inclusive trabalhar com juros menores”.

Para o presidente esta nova medida de análise de crédito é bastante importante. “Nos acostumamos aos negativados e a partir de agora vamos ter atenção aqueles que pagam com regularidade suas contas. Vale lembrar que a consulta é disponível para instituições financeiras, comerciantes e demais empresas que atuam com a concessão de créditos”.

 

“Esses segmentos poderão consultar o cadastro positivo do SPC Brasil, aqui na CDL Campo Grande – Câmaras de Dirigentes Lojistas de Campo Grande, com toda a credibilidade do SPC Brasil”, disse Adelaido Vila. O presidente da CDL CG destacou que o Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos consumidores. “Queremos reforçar que sua finalidade é subsidiar a análise dos clientes e visa diminuir a assimetria de informações, dando mais segurança para o empresário, que concede crédito, individualizando a análise de cada consumidor”.

 

Cinco tipos de informações poderão ser obtidas neste momento, pela base de dados do SPC Brasil: O Score de crédito do consumidor, que é a pontuação utilizada pelas empresas para a avaliar a probabilidade de pagamento; O Índice de pontualidade de pagamento – percentual de contas quitadas ou vencidas; Índice de comportamento de gastos – principais gastos categorizados por tipo de crédito, como cartão, empréstimos, financiamentos, contas de consumo e outros; O índice de consultas que  CPF do consumidor tem por segmento de empresas – segmentos em que o consumidor mais tem buscado crédito; E, a possibilidade de a empresa credora acessar o histórico consolidado de compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, como valores  e datas de pagamento das faturas de cartão de crédito, entre outros.

 

“O SPC Brasil pertence ao Sistema CNDL, o qual é composto por todas as CDLs do nosso país. Além disso, possui o maior banco de dados da América Latina, sendo capaz de conciliar as informações de todo o Brasil”, finalizou Adelaido.